Ícones do design Infantil

Ícones do design Infantil

Oi Pessoalzinho, tudo bem? Hoje iniciamos a semana das crianças e as postagens serão todas voltadas para esse tema, bacana não é? E vamos iniciar com objetos que foram e continuam sendo ícones do design infantil.

Criar coisas novas é sempre um desafio para os designers, mas criar objetos que serão usados por crianças é muito desafiador, pois envolve fatores importantíssimos como ergonomia e segurança, principalmente. Além do mais, crianças não são como os adultos que facilmente expressam seus desejos e vontades, mostrando para os designers como as devem ser projetadas para que seja satisfatório para o usuário. Crianças não conseguem explicar o que realmente querem ou precisam, o que torna o trabalho de criação muito mais complicado.

detalhes
Cadeira Tripp Trapp | Stokke

Mas é com grandes desafios que surgem os melhores projetos não é? Sendo assim, alguns designer aceitaram o desafio de projetar para crianças e acabaram por criar objetos que se tornaram ícones do design!

 

Comer ficou mais divertido!

Quem era criança nos anos 70, certamente conhece o trio de talheres encantados: a Princesa colher, o Príncipe garfo e o Cachorro faca. O kit divertido foi criado em 1975 pela dupla gaúcha José Bornancini e Nelson Petzold.

talheres

Os talheres eram chamados de Comer Brincando e foram um sucesso de vendas! Foram vendidos mais de 2.5 mil milhões de unidades dos talheres infantis, marcando uma geração de crianças que pode ter as refeições transformadas em momentos divertidos com o kit.

 

Cadeirinha do amor

Criada em 1945 pelo casal de designers americanos Charles e Ray Eames, a cadeira com coraçãozinho chamada de Cadeira Eames, ganhou o coração das crianças e seus pais

cadeira

A cadeira fazia parte de uma série de móveis criados especialmente para crianças; com design delicado e feito com apenas uma única lâmina de madeira, deixando o projeto ainda mais especial.

 

Montar e Desmontar 

Certamente para mim, esse é o brinquedo mais icônico da lista: LEGO! Quem nunca teve a oportunidade de brincar com legos não é? Os bloquinhos divertidos foram criados em 1954 por Godtfred Christiansen. Mas foi apenas em 1958 que o design dos blocos foi modificado: os blocos foram melhorados com tubos vazados em seu interior; permanecendo assim até hoje.

lego

A novo design dos bloquinhos permitiu uma melhor capacidade de encaixe das peças, criando um conceito de “sistema” de brinquedo. Hoje a empresa LEGO é considerada uma das mais populares do mundo no ramo dos brinquedos!

 

Para sentar ou para brincar?

A marca Maggis contratou especialistas em psicologia do desenvolvimento humano para criar uma série incrível de mobiliário infantil: a série Me Too, que teve como objeto mais famoso chamado de Puppy!

puppy

Puppy é uma mistura de brinquedo com com banco, combinando função e diversão, além de poder ser utilizado tanto dentro como fora de casa! O brinquedo com formas orgânicas e lúdicas, conquista as crianças totalmente. Ele foi desenhado pelo finlandês Eero Aarnio em 2005 e pode ser encontrado em diferentes tamanhos e cores variadas.

 

Gira e encaixa

Esse é o brinquedo mais vendido do mundo, e garanto que você já teve um, ou vários dele: o Cubo Mágico!  Um sofisticado brinquedo que possui um mecanismo interno para permitir que as colunas e linhas girem, criando 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis!

cubo

O cubo foi criado em 1974 pelo professor de design úngaro Ernő Rubik, que criou o brinquedo pois queria ensinar seus alunos a pensarem geometricamente e se divertirem ao mesmo tempo. Você já conseguiu finalizar um cubo mágico?

Objetos projetados para crianças sempre envolve o lúdico em seu aspecto final, o que é muito legal, não acham? Crianças precisam gostar e se interessar muito pelos objetos para que eles possam se tornar ícones do design infantil, e o lado lúdico ajuda muito!

Pessoalzinho, quantos objetos desses vocês conheciam? Já possuíram algum deles? Me contem!

rodapé_um beijo

2 Comments
  1. Baaaah Nadi, que nostalgia…acredita que eu conheci o garfo do kit a Princesa colher, o Príncipe garfo e o Cachorro faca? Minha avó tinha e deixava eu comer com ele hahaha que saudades. E bom, o lego é tradicional mesmo, AMAVA brincar e ainda hoje eu amaria :p queria comprar todos os legos que vejo nos ecommerces :~ e o Cubo mágico é minha tarefa de vida não finalizada, nunca consegui montar 🙁 hehehehehe
    Amei o post, beijo beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *