O Mágico de Oz | Resenha

O Mágico de Oz | Resenha

Oi Pessoalzinho, tudo bem? Encerrando a semana das crianças com a resenha de uma história que encanta gerações: O Mágico de Oz <3 Certamente você já deve conhecer essa história tão fantástica e mágica, mas caso você ainda não conheça, agora vai ficar conhecendo!
Vamos a mais uma resenhas da Nadi?

Título: O Mágico de Oz
Título Original: The Wonderful Wizard of Oz
Autor: Lyman Frank Baum
Ano: 2013
Editora: Zahar
Número de páginas: 256
Gênero: Literatura Infantojuvenil

“Levado aos palcos e às telas, citado e cantado, lido e relido em todo o mundo, O Mágico de Oz é a mais famosa história infantil da literatura americana. A história começa após a passagem de um cliclone, Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranha Terra de Oz. Ao lado de novos amigos –  o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encaram perigos e aventuras, desafiando seus próprios medos, numa longa viagem de volta, e de autodescoberta.”

livro

A história começa com a a pequena Dorothy, que mora no Kansas juntamente com seus tios  Henry e Em, e seu adorado cachorrinho de nome Totó; eles vivem seus dias tranquilos e sossegados, mas naquele dia as coisas estavam diferentes. O dia havia amanhecido cinzento e feio, tudo por causa de um forte ciclone que estava para chegar. A casa dos tios de Dorothy possuía um porão utilizado como abrigo para essas ocasiões; sendo assim com a chegada do ciclone, os tios da menina correram para o abrigo, mas infelizmente Dorothy e Totó se atrasaram e acabaram ficando para trás. O ciclone os carrega juntamente com sua casa, até a terra desconhecida de Oz.

Havia lindos trechos de relvado verde à toda volta, com árvores imponentes carregadas de frutos coloridos e saborosos. Tufos de flores cresciam de todo lado, e aves de plumagem rara e brilhante cantavam e agitavam as asas nos ramos de árvores e arbustos.

Assim que sai de sua casa, Dorothy descobre que sem intenção, o ciclone largou sua casa em cima da casa da Bruxá Má do Leste, matando-a; para a felicidade dos moradores do local, os Munchkins, que logo trataram de avisar a Bruxa Boa do Norte. A menina recebe da Bruxa Boa os sapatinhos prateados mágicos que eram da Bruxa Má, e que irão se tornar imensamente importantes na jornada de Dorothy pelas terras de Oz! Ela também, lhe explica que não pode levá-la de volta para o Kansas, mas que o poderoso Mágico que vive na Cidade das Esmeraldas, vai conseguir ajudá-la.

A estrada para a Cidade das Esmeraldas é toda calçada de tijolos amarelos.

Seguindo pela famosa estrada, Dorothy encontra o primeiro de seus três companheiros de história, preso no alto de uma estaca: o Espantalho! Ao conversar com seu novo companheiro, ela descobre que o pobre Espantalho desejava muito ter um cérebro; e por isso a menina o convidou para seguir com ela em direção à Cidade das Esmeraldas, onde o Mágico talvez pudesse ajudá-lo também.

livro2Após alguns dias de caminhada, Dorothy encontra seu segundo companheiro, reluzindo à luz dos raios do sol: O Lenhador de Lata!  Este assim como o Espantalho, também se juntou à eles para seguir ao encontro do Mágico para fazer um pedido.

Você acha que Oz podia me dar um coração?

Antes Dorothy possuía apenas a companhia de Totó, e agora ela já havia feitos dois novos amigos! E estava prestes a conhecer seu terceiro companheiro de viagem em meio à floresta fechada: o Leão Covarde! Dorothy também convidou o Leão para que se juntasse ao resto do grupo rumo à Cidade das Esmeraldas; afinal se o Mágico era capaz de levar ela para casa, dar um cérebro para o Espantalho e um coração para o Lenhador, porque ele não iria conseguir dar coragem para o Leão? E assim partiram, juntos, pela estrada dos Tijolos Amarelos com esperança de sobra e a melhor companhia que um podia fazer ao outro. Juntos eles enfrentariam dificuldades, medos e angústias, mas sempre um ao lado do outro, como verdadeiros amigos fazem.
titulos

“O Mágico de Oz está para os Estados Unidos, como Alice no País das Maravilhas está para a Inglaterra” e essa citação é a mais pura verdade! Se você é fã de Alice, certamente deve gostar de O Mágico de Oz, pois as histórias são muito semelhantes e encantadoras. O Livro consegue entreter crianças e adultos, pois Baum não apenas se preocupou com aspectos infantis da história, mas sim com aspectos da nossa sociedade; tudo depende de como você absorve a história =)
Além de podermos conhecer o maravilhoso mundo de Oz, com seus personagens diferentes e mágicos, temos a oportunidade de seguir com o nosso grupo de protagonistas rumo à Cidade das Esmeraldas para que cada um deles pudesse realizar seu sonho, quando na verdade vamos percebendo o crescimento deles em cada obstáculo e observando que eles já possuem o que tanto querem, apenas não conseguem perceber! E isso é tão atual e verdadeiro! Acontece com todos nós, o tempo todo; e Baum nos dá uma linda lição sobre aceitação com esse livro começando pela nossa linda Dorothy que está longe de ser uma menininha frágil e delicada =)
O Mágico de Oz é uma história linda cheia de lições valiosas, que aprendemos quando crianças e devemos levar para o resto dos nossos dias. Leia o livro e se entregue à essa história tão delicada e emocionante <3

livro3

O Livro pertence à edição de Clássicos da Editora Zahar e é muito delicado! <3 O acabamento é todo em laminação fosca, com uma capa ilustrada linda, digna nas terras de Oz! (hahaha). Seu formato é menor que o normal dos livros, mas não chega a ter o tamanho de uma edição de bolso; é aquele tamanho ótimo para crianças, e mais ainda para adultos levarem na bolsa =) E ganha mil pontos pelas folhas internas serem em papel pólen <3 é o meu preferido para leituras!  Essa edição Clássicos é muito bacana, pois possui várias histórias clássicas da literatura infantil que sempre adoramos reler! Além de ficar um mimo na estante <3 Recomendo essa coleção inteirinha! Você encontra na maioria das livrarias, mas recomendo a compra na Amazon AQUI – pois o valor é ótimo e chega rapidinho! #ficaadica

E você já conhecia a história do Mágico de Oz? Gosta dela desde criança? E qual o seu personagem favorito? Me conta!

rodapé_um beijo

 

4 Comments
  1. Olha aí, eu adoro o mágico de OZ, mas conheço apenas os filmes, nunca li o livro. E admito que conheci a história quando eu era adolescente, nunca ouvi quando era criança, mas desde que vi o primeiro filme já me encantei!
    Achei bem interessante e agora me deu vontade de comprar o livro hahaha dei uma olhada na lista dos clássicos que tu comentou e eu teria todos <3
    Beijooos

    1. Compra Gabi 💚 o livro é lindo e a história incrível de mais! Tu não vai te arrepender! Um beijo

  2. Nadi! Adoro esse livro <3 Quando li pela primeira vez já era adulta, mas me encantei mesmo assim. Lembro que achei O MAXIMO o fato da bruxa ser vencida com água e sabão hahaha serio, genial! E me surpreendeu o fato de os sapatinhos não serem da mesma cor dos sapatinhos representados no filme 😀

    1. Sim Jé, esse livro é simplesmente mágico <3 E tu sabe que quando vi o os sapatinhos vermelhos no filme foi trágico! Lembro que a minha mãe precisou de várias explicações pra me convencer de que no filme ficaria melhor vermelho hahahaha
      beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *