Personagens do Terror

Personagens do Terror

Oi Pessoalzinho, tudo bem? Chegamos em uma das minhas épocas preferidas do ano: o Halloween! E como eu disse lá na página, eu não poderia deixar essa data passar em branco aqui no blog! Então teremos duas semanas de terror por aqui, e carinhosamente chamaremos elas de Semanas Terríveis <3

Isso mesmo pessoalzinho, teremos duas semanas terríveis pela frente! Quem já está empolgado?
tumblr_my5qjrEDCf1t49cm4o1_500

E claro que não temos como falar em terror, sem lembrar dos personagens do gênero, não é mesmo? Pois então, se você assim como eu, adora filmes de terror seja para rir da história, para levar sustos, para ter que dormir com a luz acesa depois ou ter que ficar segurando a vontade de ir no banheiro de madrugada, porque nunca se sabe o que vai aparecer no corredor; esse post é para você! Pois o que nos assustava (e ainda assusta) não é a trilha sonora ou os efeitos computadorizados de cair o queixo, mas sim o protagonista de cada filme!

villains_ALL

Cada um deles foi cuidadosamente criado para ser ao mesmo tempo assustador e sádico, bizarro e fascinante! Desde os mais antigos filmes eles continuam a nos “assombrar”, sendo sempre lembrados na época do Halloween. Então para a leitura ficar mais emocionante, dá um play nessa playlist de Terror feita pelo Nerd ao Cubo e se joga no post!


Vou mostrar para vocês os 10 personagens assustadoramente amados por mim, e por uma legião de adoradores do terror! Será que o seu personagem favorito está na minha lista também? =)

10 - hannibal

Eu já falei várias vezes por aqui, que Hannibal é o meu personagem de terror favorito! Embora ele não seja um monstro ou uma entidade sobrenatural, ele é assustadoramente fascinante! Eu o conheci quando assisti pela primeira vez o filme O Silêncio dos Inocentes (1991); eu deveria ter uns 12 anos na época e me lembro de ter ficado encantada com ele. Passei então, a pesquisar e ler tudo o que encontrava sobre o personagem; e desde então ele mora no meu coração. Para quem não conhece sua história, Hannibal Lecter é um renomado psiquiatra, que aos seis anos de idade, passou por vários acontecimentos traumáticos de grande intensidade; esses traumas acabaram por desencadear tendências antropófagas, ou seja, canibalismo. Isso mesmo, Dr. Lecter é um psiquiatra canibal! Hannibal, posteriormente é chamado para trabalhar no FBI elaborando perfis psicológicos criminais, onde vários acontecimentos acabam por revelar seus assassinatos. Hannibal é julgado e condenado a prisão perpétua no Hospital Forense de Baltimore.

O personagem foi criado em 1981, pelo escritor Thomas Harris, que escreveu 4 livros incrivelmente apaixonantes, contanto a história de Hannibal:

  • O Silêncio dos Inocentes
  • Hannibal
  • Dragão Vermelho
  • Hannibal a Origem do Mal
    Todos os livros foram adaptados para o cinema, com roteiros e interpretações dignas dos livros! E falando em interpretações, eu não poderia deixar de falar do magnífico Anthony Hopkins <3

hannibal

Hannibal Lecter ficou mundialmente conhecido, após ser interpretado por Hopkins em O Silêncio dos Inocentes; que inclusive foi o vencedor do Oscar pela sua atuação impecável no filme! Ao ler os livros, você realmente imagina Hopkins o tempo tempo, como se ele realmente fosse o próprio Hannibal. Não vou me estender muito sobre o personagem, porque teremos uma surpresa mais para frente, e falaremos muito mais sobre ele! Mas fica a dica aqui, se você quiser conhecer Hannibal, leia os livros ou assista os filmes, e deixe ele “devorar” a sua mente =)

09- chucky

Quem nunca passou a olhar de forma diferente para os brinquedos na sua casa, depois desse filme? Pode admitir, sei como é (hahaha). Chucky o boneco assassino, é um filme lançado em 1988 e que ganhou um novo filme recentemente, sendo o 6 filme da franquia do boneco. Chuck não era um boneco do mal antes de ser possuído pela alma de Charles Lee Ray, um assassino procurado. Charles possuía conhecimentos em vudu, e antes de morrer em um tiroteio com a polícia ele consegue transferir sua alma para o boneco.
O filme mesmo sendo antigo, ainda hoje consegue deixar você com aquela sensação de que deveria prender suas bonecas no armário, antes de apagar as luzes (hahaha). Para a época o filme foi realmente muito macabro, transformando um simples brinquedo infantil em um monstro assassino! A franquia fez vários filmes sobre o boneco:

  • O Boneco Assassino (1988)
  • O Boneco Assassino 2 (1990)
  • O Boneco Assassino 3 (1991)
  • A Noiva de Chucky (1997)
  • O Filho de Chucky (2004)
  • A Maldição de Chucky (2013)

Chucky é um dos personagens mais icônicos do terror, sempre rendendo ótimas fantasias para o Halloween! Seus filmes são muito bem produzidos e por isso vale a pena fazer aquela maratona cinematográfica de domingo, para conhecer melhor esse boneco nada fofinho. =)

08 - annabelleE já que estamos falando de bonecos, nada mais justo do que deixar a Annabelle aparecer nessa lista, não acham? Embora ela não seja aparentemente nada simpática, Annabelle conseguiu entrar na casa de um jovem casal, tendo sido presente do marido para a esposa (que tipo de marido compra uma boneca dessas?) que coleciona bonecas de porcelana. Porém alguns acontecimentos fazem com que Annabelle fique longe de ser uma simples boneca; ela acaba sendo possuída pelo espírito de uma menina que morre em um culto satânico. Depois disso a boneca começa a atormentar o jovem casal, mostrando que não é só o rostinho dela que é de arrepiar! Vamos aos filmes?

  • Invocação do Mal (2013)
  • Annabelle (2014)

Ah, quase ia me esquecendo: a história de Annabelle é verídica! 😉

07-jigsawSeguindo nos bonecos, temos Jigsaw! Ele é a mente inteligente (e doentia) da franquia de filmes Jogos Mortais; sem dúvidas a minha franquia de terror favorita da vida! Eu fiquei encantada (não no sentido doentio da expressão) quando assisti o primeiro filme, pela primeira vez. Acho que Jogos Mortais foi o filme que desencadeou o meu amor por esse gênero do cinema; tanto que já o assisti inúmeras vezes! E Jigsaw é o personagem assustador que sempre aparece para suas vítimas, avisando que quer “jogar um jogo”.  Vamos aos filmes:

  • Jogos Mortais (2004)
  • Jogos Mortais 2 – O Jogo continua (2005)
  • Jogos Mortais 3 – Que os jogos recomecem (2006)
  • Jogos Mortais 4 – Nada se compara à essa armadilha (2007)
  • Jogos Mortais 5 – O jogo está só começando (2008)
  • Jogos Mortais 6 –  Fim de jogo (2009)
  • Jogos Mortais 7 – O final (2010)

Jigsaw proporciona à suas vítimas, opções para que elas possam escolher entre a vida e a morte e dessa forma, valorizar a vida que eles possuem, porém o boneco não tem vida própria, ele é controlado pelo real Jigsaw que é na verdade um psicopata chamado John Kramer. Ele é uma mente analista, consegue prever todas as reações possíveis das suas vítimas, por isso ele elabora seus jogos pensando em todas as possibilidades, para que não possa haver nenhuma opção de fuga para a vítima, a não ser a que ele mesmo fornece. Eu não sei vocês, mas e não gostaria de jogar com ele (hahaha).

06-valakVamos passar de personagens icônicos antigos, para uma personagem que garanto que será lembrada daqui por diante: a freira Valak! Ela é o personagem sobrenatural do filme Invocação do Mal 2. A freira está possuída pela entidade demoníaca Valak, que é considerado o senho das serpentes; e é através dela que ele se manifesta durante o filme. A entidade é responsável por várias cenas assustadoras que fazem você prender a respiração (demais!)!
Se você ainda não assistiu Invocação do Mal 2, sugiro que corra pra frente da televisão agora mesmo, porque você precisa conhecer Valak! =)

05-michaelAcho que um dos personagens do terror mais lembrado nessa época é o “mal em estado puro” Michael Myers! Ele é o antagonista principal da franquia de filmes Halloween; tendo feita sua primeira aparição no filme de 1978. Michael é considerado um dos piores vilões dos filmes de terror (e ele é terrível mesmo). A história de matança de Myers começa aos seis anos de idade, quando ele assassina a sua irmã Judith na noite de Halloween de 1963; ele é condenado, preso, e cumpre pena durante 15 anos no hospital psiquiátrico Smith’s Grove; porém a matança geral acontece quando ele consegue fugir e regressa para a sua antiga casa.

Michael Myers ficou em 1º na lista dos melhores vilões para o site Fandango. Numa votação feita pelos leitores do site IGN, Myers ficou em 3º na lista dos “25 Maiores Vilões de Sempre do Terror” e, numa outra votação semelhante para a revista Rolling Stone, em 1º entre os “10 Maiores Vilões de Sempre do Terror”. – Wikipédia

Sim pessoal, Michael não é qualquer vilão do terror não, ele é um dos piores e merece o nosso respeito por aqui. Então vamos conhecer a filmografia da franquia?

  • Halloween – A Noite do Terror ( 1978)
  • Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981)
  • Halloween 3 – A Noite das Bruxas ( 1982)
  • Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers (1988)
  • Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers (1989)
  • Halloween 6 – A Última Vingança (1995)
  • Halloween H20 – Vinte Anos depois (1998)
  • Halloween – Ressurreição ( 2002)
  • Halloween  (remake – 2007)

Se você quiser fazer uma maratona de filmes para curtir o Halloween, indico muito que você escolha essa franquia! Prepare a pipoca, apague as luzes, abrace a almofada e não abra a porta para Myers 😉

04-leatherfaceO personagem que aparece em quarto lugar na minha lista, é o sanguinário Leatherface! Se você nunca ouviu falar dele eu te dou uma chance, ok? Mas garanto que já ouviu falar do Massacre da Serra Elétrica não é? Então, esse cara aí de cima é o assassino dessa franquia de filmes! =) Ele ficou conhecido por usar uma máscara feita de pele humana, prática na qual obviamente, originou seu nome. Suas vítimas são assassinadas com as suas duas armas principais: uma motosserra e uma marreta. Nos filmes ele é retratado como sendo portador de um grave retardo mental, tanto que ele não fala, apenas resmunga e grita (muito); portanto acredita-se que ele nunca tenha aprendido a falar. Leatherface além de maluco e assassino, ainda é praticante de canibalismo e necrofilia.
Nosso vilão aí, é um dos primeiros a aparecer nas telonas e se tornou um dos mais papulares nos filmes de terror, tanto que esteve presente em todos os filmes da franquia; vamos à eles?

  • O Massacre da Serra Elétrica (1974)
  • O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986)
  • Leatherface – O Massacre da Serra Elétrica 3 (1990)
  • O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno (1994)
  • O Massacre da Serra Elétrica (2003)
  • O Massacre da Serra Elétrica – O início (2006)
  • O Massacre da Serra Elétrica – A Lenda Continua (2013)

Leatherface não é como os outros assassinos de filmes, que mata por sadismo ou por ter uma natureza maligna; ele é facilmente manipulado por seus familiares que se aproveitam de seu retardo mental para convencê-lo a cometer os crimes. A família de Leatherface é composta por seus irmãos Drayton Sawyer, Hitciker e Chop-Top, seus dois avós e Charles Hewitt, o tio de Leatherface; todos vivem em uma cidade isolada no Texas. E claro que já não basta Leatherface são tão assustador, o que deixa a história ainda mais interessante é o fato de o personagem ter sido inspirado no assassino em série Ed Gein, que também removia e vestia a pele de suas vítimas, inclusive ele ainda foi inspiração para Psicose de Hitchcock.

E chegamos no TOP 3! 

03-jasonAssim como a maioria dos personagens dos filmes de terror, Jason Voorhees é o antagonista da franquia Sexta-feira 13, tendo estreado na telinha em 1980. A história de Jason é diferente e ao mesmo tempo parecida com a dos demais personagens; ele é filho de uma cozinheira que trabalhava em um acampamento de férias, só que ela não era uma simples cozinheira, ela era também uma assassina!
O rapaz da máscara ali em cima, cumpre muito bem seus objetivos nos filmes, seja perseguir e a matar outros personagens, ou atuando como uma ameaça psicológica para os protagonistas. Mas porque Jason mata? Quais seus motivos? Ele na realidade é um “morto-vivo” pois morreu afogado quando criança, no acampamento em que sua mãe trabalhava; isso faz com que anos depois ele retorne para vingar a morte dela! Vamos a filmografia?

  • Sexta Feira 13 (1980)
  • Sexta-Feira 13 Parte 2 (1981)
  • Sexta-Feira 13 Parte 3 (1982)
  • Sexta-Feira 13 – O Capítulo Final (1984)
  • Sexta-Feira 13 Parte V – Um Novo Começo (1985)
  • Sexta-Feira 13 Parte VI – Jason Vive (1986)
  • Sexta-Feira 13 Parte VII – A Matança Continua (1988)
  • Sexta-Feira 13 Parte VIII – Jason Ataca Nova York (1989)
  • Jason Vai Para o Inferno – A Última Sexta-Feira (1993)
  • Jason X (2001)
  • Freddy x Jason (2003)
  • Sexta-Feira 13 (2009)

É uma lista de respeito, não é não? Como vocês já sabem as marcas registradas de Jason são a máscara de hóquei cobrindo seu rosto e a sua arma principal, a faca machete, mas ele também mata com as mãos ou abraçando as vítimas (que simpático) até que ele consiga quebrar os ossos delas. Além disso ele possui uma força sobre-humana e é imortal, pontos pra ele! =) As únicas pessoas que Jason não mata são crianças (sorte delas!). =)

02-pinhead

O segundo personagem mais assustador da minha lista é também um dos meu preferidos: Pinhead, o Cenobita! Cenobitas são personagens que costumam aparecer em obras de Clive Barker, especialmente nos filmes da franquia Hellraiser <3 Algumas vezes eles são chamados de demônios, mas quem leu os assistiu aos filmes sabe muito bem que eles são seres bem distintos do que costumamos chamar de demônios (hahaha).

O termo “cenobita” é uma palavra em Latim arcaico que significa simplesmente “membro de uma comunidade religiosa”. De fato, o livro The Hellbound Heart menciona os Cenobitas como sendo “Teólogos da Ordem de Gash”.

Eles são seres extra-dimensionais, ou seja, que conseguem alcançar a nossa realidade e outras, através de uma brecha no espaço-tempo que são criadas com artefatos mágicos. Existem vários tipos de cenobitas e um nunca será igual ao outro, porém eles possuem características semelhantes: possuem cicatrizes, muitas mutilações e piercings pelo corpo; a pele deles é muito pálida, e geralmente possuem órgãos do corpo expostos por algum corte.

O cenobita mais incrível de todos é Pinhead! 

detalhesEle é um dos meus personagens de terror favorito, eu sou obcecada pela sua história e pelos filmes da franquia Hellraiser <3 As mutilações que ele possui são pregos que foram cravados em seu crânio em um padrão gradeado e seis ferimentos abertos em seu tórax, onde a pele foi arrancada. Pinhead também é conhecido por outro nome “O Engenheiro”. Vamos conhecer os filmes:

  • Hellraiser – Renascido do Inferno(1987)
  • Hellraiser 2 – Renascido do Inferno (1988)
  • Hellraiser 3 – Inferno na Terra(1992)
  • Hellraiser 4 – A Herança Maldita (1996)
  • Hellraiser 5 – Inferno (2000)
  • Hellraiser 6 –  Caçador do Inferno (2002)
  • Hellraiser 7 – O Retorno dos Mortos (2005)
  • Hellraiser 8 – O Mundo do Inferno(2005)
  • Hellraiser 9 – Revelações (2011)

Pinhead, já foi um humano, porém certa vez ele desvendou o segredo do cubo maldito, sendo então “recrutado” para servir Leviatã, que é o Deus dos Labirintos.

01-freddyE o primeiro personagem da lista é o aterrorizador de sonhos: Freddy Kruger! Este é um dos personagens que mais me assustou quando o conheci, e até hoje ele me dá um medinho no coração (hahaha). Freddy é o personagem responsável por sonhos horríveis na franquia de filmes A Hora do Pesadelo de 1984.
Ele assassinou crianças na cidade (fictícia) de Springwood e os pais delas por vingança o queimara vivo! Mas momento em que estava sendo queimado, Freddy invocou os demônios dos sonhos que possuem o poder de tornar real os pesadelos das vítimas; Freddy então pediu imortalidade e em troca seria o maior assassino dos pesadelos! O que ele consegue fazer a partir daí, é atacar adolescentes em seus sonhos, onde morrendo no sonho, elas morrem na vida real também! Por causa de seu poder de controlar os sonhos, ele é chamado de Lorde dos Pesadelos e Senhor dos Sonhos. Quer conhecer os filmes?

  • A Hora do Pesadelo (1984)
  • A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy (1985)
  • A Hora do Pesadelo 3 – Os Guerreiros dos Sonhos (1987)
  • A Hora do Pesadelo 4 – O Mestre dos Sonhos (1988)
  • A Hora do Pesadelo 5 – O Maior Horror de Freddy (1989)
  • A Hora do Pesadelo 6 – O Pesadelo Final (1991)
  • A Hora do Pesadelo 7 – O Novo Pesadelo (1994)
  • Freddy x Jason (2003)
  • A Hora do Pesadelo – Remake (2010)

Freddy é conhecido pelas suas frases e diálogos repletos de ironia, trocadilhos e sadismo além de adorar cantar uma canção para suas vítimas:

“Um, dois, Freddy vem te pegar,
Três, quatro, feche bem o quarto.
Cinco, seis, segure a sua cruz ,
Sete, oito, fique acordado.
Nove, dez, não durma nenhuma vez” .

Para derrotar Freddy ele precisa ser trazido para o mundo real, pois aqui seus poderes diminuem e podem até desaparecer, fazendo com que ele se torne mortal. Porém para trazê-lo para o mundo real, a pessoa precisa agarrar ele fisicamente dentro do sonho e logo em seguida acordar! Mas é uma missão muito difícil, pois para uma pessoa chegar próxima a Freddy para conseguir agarrá-lo é porque ele deve estar prestes a matar a vítima. Então o melhor conselho para isso é: faça de tudo para manter Freddy longe dos seus pesadelos 🙂

tumblr_nqeumjcnjy1r21i5xo1_400

E então, qual desses personagens do terror que eu amo, vocês amam também? E vocês amam algum que ficou fora da minha lista?
Me contem e sigam acompanhando as #SemanasTerríveisdaNadi <3

rodape_um-beijo-terror

4 Comments
  1. Olhai, apesar de hoje não gostar de terror, teve uma época da vida que era viciada, até reparar que me faziam mais mal do que bem esses filmes :p mas ver esses personagens deu uma nostalgia da época hein. O Chuck até hoje posso ver que simpatizo com ele hahaha não fico tão assustada. Mas Jason, Freddy e Michael morro de medo :~ e o sobre o Jigsaw vi quase todos os filmes, não tenho medo dele em si, mas não rolou mais assistir os filmes pq fico MUITO enjoada mesmo hahaha
    Muito boom o posto Nadi, beijo!

    1. Gabi viciada em terror? Não creio! Hahaha mas o Chuck é o mais simpático de todos mesmo!
      Obrigada por comentar Gabi ❤

  2. Primeiramente ADOREI a Nadi de “Vandinha” ali na assinatura!! Que detalhe amadinho <3
    Segundamente: HABBINAL para sempre em nossos corações! Só gosto dele dessa listona aí, sou muito medrosa, nao adianta! hahaha
    Mas suspense é comigo mesmo, vai entender né? haha Beijão!

    1. EBA! Fico feliz que tu reparou na mudança da assinatura <3
      Hannibal é muito amor né, não adianta! hahahaha
      Obrigada por comentar Jé, um beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *