A Bela Adormecida | Aniversário da Animação

A Bela Adormecida | Aniversário da Animação

Oi Pessoalzinho, tudo bem? Ontem dia 29 de janeiro, a animação da Disney Sleeping Beauty completou 58 anos! <3
Para quem ainda não sabe, A Bela Adormecida é a minha animação preferida da Disney, desde que eu a assisti pela primeira vez, ainda bem criança! A Aurora se tornou a minha princesa favorita e eu a amo de todo o meu coração, de verdade <3 Já perdi a conta de quantas vezes assisti ao filme! E mesmo depois de adulta, continuo a assistir, sempre que sinto saudades da história!

giphy

Assim como todo bom fã da Disney, sei todas as falas do filme de cor e obviamente canto todas as músicas e ainda arrisco uma coreografia hahaha. Então aproveitando a data especial de ontem, hoje venho contar curiosidades sobre essa animação que é considerada a mais linda em questão de cenários <3

  • O filme foi oficialmente lançado no dia 29 de janeiro de 1959, desde então ele já foi editado diversas vezes para que pudesse se adaptar às novas tecnologias; assim as novas gerações puderam de encantar com essa magnífica história!
  • Sleeping Beauty foi o décimo sexto filme de animação dos Estúdios Disney
  • O trabalho dos roteiristas iniciou em 1951, as vozes dos personagens foram gravadas em 1952, e entre os anos de 1953 e 1958 toda a animação foi produzida, incluindo a linda trilha sonora <3
  • Com um custo de seis milhões de dólares, A Bela Adormecida foi o filme de longa metragem animado mais caro produzido até aquele momento.
  • Ele foi o último filme de contos de fadas feitos por Walt Disney, pois ele veio a falecer em 1966.

giphy

  • A Disney só voltou a produzir filmes baseados em contos de fadas em 1989, ao lançarem A Pequena Sereia.
  • O filme foi batizado de A Bela Adormecida, por causa do balé russo de mesmo nome Piotr Illych Tchaikovsky. – “Walt queria igualar a eloquência da música com a mesma perfeição visual,“ disse o diretor de seqüências Woolie Reitherman.

giphy (1)

  • Todas as músicas da animação foram feitas com arranjos e adaptações de obras do maravilhoso Tchaikovsky, e todas foram tocadas pela Orquestra Sinfônica de Berlim! O que significa que não poderia ter sido mais perfeito do que já é <3
  • De todos os filmes baseados em contos de fadas da Disney e lançados até 1959, Philip foi o primeiro príncipe a ter um nome.

giphy (2)

  • Bill Shirley, foi  o Barítono alto, que foi escolhido para dar a voz ao Príncipe Philip! Bill tinha experiência em óperas leves, permitindo que ele falasse o diálogo de contos de fadas com o toque apropriado, segundo Walt Disney!
  • O roteiro original de Sleeping Beauty, foi uma adaptação do conto de fadas La Belle au bois dormant, do francês Charles Perrault que, por sua vez, se inspirou no conto Little Briar Rose dos irmãos Grimm.
  • Foi a última vez que um filme da Disney foi totalmente pintado à mão, o processo de xerografia veio logo em seguida.
  • Os personagens eram muito importantes, já que seriam usados nas filmagens da pré-produção, com atores de verdade, que serviriam como referência para os artistas de animação. No total foram necessários mais de 300 artistas produzindo mais de um milhão de desenhos!
    Veja o vídeo mostrando como foram feitos os desenhos dos personagens em algumas cenas <3

  • Eyvind Earle, designer de produção, foi o responsável por pintar e colorir a maior parte dos cenários, e alguns deles demoraram (pasmem) de 7 a 10 dias para ficar prontos! Isso explica a perfeição dos detalhes, das cores e contrastes que tanto nos encantam na animação! Eu sou suspeita em falar, mas eu sou apaixonada por cada cenário desse animação, pois Walt Disney queria para A Bela Adormecida um estilo que fosse diferente de qualquer um dos seus filmes anteriores. Por isso ele pediu que os seus artistas criassem uma “Ilustração viva“
  • A silhueta alta, esbelta e encantadora da Princesa Aurora foi inspirada na atriz Audrey Hepburn.detalhes
  • Algumas das ideias para o roteiro da história de A Bela Adormecida eram, na verdade, sugestões que não puderam ser usadas em Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937, por serem tecnicamente complexas demais para os anos 30, mas que felizmente puderem ser concretizadas com essa animação. Uma das ideias era de um príncipe e uma princesa dançando nas nuvens <3
  • O conto original contava com sete fadas, mas para o filme da Disney a equipe de estória optou por ter três. As nossas amadas fadas Fauna, Flora e Primavera, inicialmente seriam muito parecidas, mas logo foi decidido que elas teriam personalidades e características físicas bem diferentes uma da outra, o que fez toda a diferença na animação, deixando a presença delas mais leve e alegre <3

giphy

  • Todo tipo de traje foi explorado e pesquisado para vestir as Fadas Madrinhas. Os artistas da Disney examinaram livros de guarda-roupas de trajes medievais, inclusive estilos escandinavos e alemães!
  • O diretor de animação da perversa Malévola, Marc Davis, a comparou a um “morcego vampiro gigante“. Para mim Malévola era muito assustadora, eu realmente tremia nas cenas em que ela aparecia no filme hahaha

giphy (1)

  • O filme estreou novamente nos cinemas em 1970, 1979, 1986 e 1995. Em cada nova estreia ele era editado para que pudesse ser perfeitamente exibido em cada época!

E então, vocês também gostam de A Bela Adormecida? Conheciam essas curiosidades?
Me contem!

rodape_um-beijo

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *