Resenha - A Noiva Fantasma

Resenha - A Noiva Fantasma

Oi Pessoal, tudo bem? Vamos falar de leitura?
O título a ser resenhado hoje é A Noiva Fantasma! 🙂 Lembrando que a resenha é livre de spoilers, ok?

Antes de mais nada, vamos para as informações do livro:
Título: A Noiva Fantasma
Título Original: The Ghost Bride
Autora: Yangsze Choo
Ano: 2015
Editora: DarkSide Books
Número de páginas: 360
Gênero: Ficção – Fantasia
“ 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu uma educação tradicional, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.”

foto01

Esse é um daqueles livros que quando você vê na livraria, seu coração acelera e você morre de amores só de ver a capa, que é maravilhosa! Isso é, uma característica dos livros da DarkSide; eles prezam muito pelos acabamentos e layouts de seus livros (te amo DarkSide) <3

Porém meu coração foi partido várias vezes durante a leitura, e nem foi por emoções da narrativa, já adiantando que é cansativa e enrolada.

A história se passa em 1893, na península Malaia, atualmente compreende Malásia e Cingapura; onde a jovem Li Lan é a protagonista.
Ela pertence à uma família tradicional chinesa/malaia, que está falida, e precisa de algo para reverter essa situação, então seu pai recebe a proposta de casar Li Lan com um rapaz de outra família igualmente tradicional, porém rica. O único problema é que seu futuro noivo está morto.

“Certa noite meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma […]”

A tradição das noivas fantasmas chinesas é milenar! As famílias que possuem filhos que morreram solteiros precisam realizar casamentos “do além” para evitar má sorte. Nesses casamentos as famílias inclusive pagam dotes para que tudo ocorra como um casamento normal.
Então, esse dote era o que salvaria a família de Li Lan, que é onde gira o enredo principal do livro, onde nos são apresentados outros personagens que farão parte da história do início ao final do livro.

Em visita à casa do noivo, Li Lan conhece sua família e acaba se apaixonando por outro rapaz, que é um primo de seu noivo, o que nos leva para um triângulo amoroso nada convencional! 😉
A história realmente começa a partir dessa visita, onde uma “ligação” é feita e o noivo do além, a visita em sonhos para tentar conquistá-la.

Por conta dessas visitas, a protagonista acaba tomando decisões precipitadas e parte para uma aventura no mundo das almas. E é a partir desse ponto, que a narrativa do livro muda completamente, tornando-se confusa e maçante.Vários elementos e personagens aparecem e somem sem explicações, histórias de antepassados se cruzam com as atuais e deixam o enredo enrolado.

A parte bacana do livro é que ele nos leva para a china antiga, onde a autora conta lendas e tradições, além de descrever com detalhes paisagens e roupas dos personagens! E para nós, fica fácil imaginar lugares maravilhosos!

O que aconteceu comigo, ao ler esse livro, creio que foi falta de química com a história; eu esperava algo muito diferente do que ele apresentou e portanto, para mim, não é um livro no qual me apaixonei, infelizmente.

Agora vamos falar do acabamento? 🙂
O livro é visualmente lindo, a capa possui acabamento em prolan fosco, com toque emborrachado e verniz localizado no título! A diagramação é ótima e as folhas internas são finas e em tom creme, o que não cansa a leitura.

Ao final do livro você vai encontrar páginas com estampas delicadas que possuem marcas para corte, e um mini manual ensinando a fazer origami com as páginas estampadas! Uma graça.

foto02

Se você adorar a cultura chinesa e quer se sentir vivendo nela por alguns momentos, vale a leitura! Agora se você procura um romance de suspirar, acho melhor tentar outro livro 🙂

Você já leu a noiva fantasma? Comenta o que você achou =)

rodapé_um beijo

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *