Sobre Tim Burton | Iniciando as Semanas Terríveis

Sobre Tim Burton | Iniciando as Semanas Terríveis

Oi pessoal, como estão? Eu estou maravilhosamente feliz por outubro ter começado porque é com ele que vem as Semanas Terríveis! <3 Esse ano teremos 3 semanas todinhas voltadas para o Halloween, diferente do ano passado, que tivemos apenas duas.

Para essas segunda edição das Semanas Terríveis da Nadi, decidi escolher um tema dentro desse universo dark que tanto amamos, e como vocês já viram pelo título desse post, nosso tema será o incrível Timothy “Tim” Willian Burton!

Era uma vez um menino solitário que era ignorado pelas pessoas à sua volta. Em vez de amigos normais, ele cresceu gostando de monstros e cachorros…
O Estranho Mundo de Tim Burton – Paul A. Woods

Todos sabemos que Burton não é um diretor qualquer, ele possui um estilo peculiar e bem característico que é facilmente percebido em suas produções. Esse estilo vem lá do início da carreira, onde antes de se tornar diretor ele era ilustrador. Foi sua paixão por terror e desenhos que o levou a conseguir uma bolsa de estudos da Disney, onde estudou animação durante 3 anos no Instituto das Artes da Califórnia. Foi nesse mesmo período que pode participar da produção da Disney, O Cão e a Raposa (1981), na equipe técnica de produção e também no departamento de criação de O Caldeirão Mágico (1985).

Mas sua estréia no cinema como diretor de longas foi com As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985), porém seu primeiro sucesso de público foi o incrível Os Fantasmas se Divertem (1988) onde ele pode unir terror e comédia em um longa que retrata muito bem o estilo que tanto amamos! Foi com esse filme que Burton conseguiu a atenção de Hollywood, sendo chamado para dirigir produções lendárias como Batman (1989) e o tão amado Edward Mãos de Tesoura (1990), que era um projeto pessoal de Burton e garantiu a ele um espaço nos nossos corações!

Cartazes As Grandes Aventuras de Pee-Wee, Batman e Edward Mãos de Tesoura

Foi com o longa Edward que Burton trabalhou pela primeira vez com Johnny Depp, e a partir desse filme uma parceria entre eles surgiu e mais filmes vieram depois!

Mas não é só de sucesso que o mundo da direção cinematográfica vive não é? Em 2001 chega aos cinemas a obra Planeta dos Macacos, readaptado por Burton e massacrado pela crítica, fracassando nas bilheterias mundiais. Mas foi em 2005 com A Fantástica Fábrica de Chocolates e a animação A Noiva Cadáver que nosso amado Tim volta a ser amado pelos críticos e amado pela adaptação do musical da Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet.

Mas foi em 2010 que Burton trás para as telonas o seu bilionário filme Alice no País das Maravilhas, tornando-se assim o filme mais bem sucedido da carreira de Burton. Mas segundo ele, o filme que considera seu melhor trabalho é Edward Mãos de Tesoura, onde seu lado dark pode ser extraído ao máximo!

Cartazes A Fantástica Fábrica de Chocolates, A Noiva Cadáver e Alice no País das Maravilhas

Eu sou fã da filmografia de Burton e admiradora do seu trabalho como um todo; embora eu também ame Edward Mãos de Tesoura com todo o meu coração, arrisco dizer que meu filme favorito é A Noiva Cadáver. Animações em stop motion sempre me fascinam e poder unir terror e esse tipo de animação em uma única obra me deixa apaixonada <3

Então posso adiantar que essa paixão vai render surpresas lindas aqui nessas Semanas Terríveis, então fica de olho aqui no blog e nas minhas redes sociais, ok?

E você, qual filme de Burton gosta mais? Me conta!

4 Comments
  1. Ola !!! Estou adorando o seu blog ainda mais nesses semanas terríveis…
    Já tinha ouvido falar de Tim Burton mas nunca tinha dado muita importância… Mas sou apaixona por todos esses filmes q vc nomeou kkk’
    É sempre bom conhecer as fontes das nossas paixões kkk’. Obrigadaaa bjao sucesso

    1. Carol, que felicidade ler isso <3
      Tim Burton tem características que nos conquista né? Que bom que tu gostou do post!
      Volte sempre que quiser, um beijo!

  2. Yay! Começoooou \o/

    Os meus preferidos dele são ‘Edward Mãos de Tesoura’ e ‘Estranho mundo de Jack” acho que esses doiis tem todo o fator nostalgico por trás já que eu assistia sem parar quando criança! Além desses, eu diria que o que mais gosto é o “Peixe Grande” 😀
    Um beijo Nadi, muito bom o post!

    1. Oi Jé! Sim, acho que Edward e Jack devem ser os favoritos de muitos de nós né <3
      Obrigada por passar por aqui e deixar o teu comentário!
      um beijo sua linda

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *