Você não precisa ser perfeito para ser cosplayer

Você não precisa ser perfeito para ser cosplayer

Oi Gente, tudo bem? Como foram de Páscoa? Muitos abraços e chocolates? 🙂
Hoje o post vai ser um pouquinho diferente, vamos conversar sobre algumas coisas e juntos, tentar entender e melhorar como ser humaninhos, combinado?

Eu como cosplayer, faço parte de vários fóruns e grupos de cosplayers, nerds e simpatizantes dessa internet toda e em meio a inúmeras fotos de cosplayers mostrando seus trabalhos e pedindo opiniões sobre como seus projetos ficaram, vira e meche eu me deparo com comentários desnecessários e muitas vezes, maldosos.

Hoje em dia é complicado você se expor na internet, porque as pessoas que estão por trás da tela muitas vezes esquecem os filtros, e acabam digitando palavras que magoam de verdade! Porque elas sentem-se no direito de falar o que querem, já que a pessoa publicou a foto que quis ela precisa ler o que os outros pensam. Mas na verdade, nem sempre precisa ser dessa forma.

O cosplayer faz o que faz, quase sempre por puro amor e carinho pelo hobby, porque em 80% das vezes ele não recebe nada em troca, a não ser o reconhecimento das pessoas. E é nesse caso que as vezes o que era pra ser um reconhecimento vira um pesadelo.

Já vi comentários horríveis sobre roupas, perucas, maquiagens e principalmente CORPOS!

Quando escolhemos fazer cosplay de algum personagem, na maioria das vezes esse personagem é especial para nós, de alguma forma. Com o cosplay temos a possibilidade de homenagear esse personagem com todo o nosso empenho, dedicação e carinho. Nem sempre somos fisicamente parecidos com o personagem em questão e isso não teria que ser um problema, na realidade, não teria que fazer a mínima diferença.

Nos fóruns e grupos, vejo isso atingir em sua maioria, cosplayers meninas. Nós mulheres, tendemos a ter nossas inseguranças com nossos corpos e aparência desde que tomamos consciência deles, algumas mais, outras menos, mas todas nós gostaríamos de mudar algo em nós, para nos sentirmos “perfeitas”, mas sabem de uma coisa?

VOCÊ NÃO PRECISA SER PERFEITA PARA SER COSPLAYER, você só precisa ser você <3

Aquela pessoa que comentou que seus seios são pequenos demais para a personagem, ou que sua bunda é muito grande para a outra, ou que você não tem cintura para aquela outra; ela não conhece você de verdade, não sabe o quão lindo é a forma como o seu cabelo fica quando você acorda pela manhã; não sabe como o seu sorriso costuma contagiar as pessoas ao seu redor; não sabe que você conhece todas as obras de Shakespeare e que está aprendendo mais uma língua!

Não sabe que você passa noites costurando, bordando e pintando cosplays para depois, usar eles em um evento beneficente só para ver os sorrisos das pessoas, porque é isso que move você!

Para essa pessoa que comenta sobre a cor da sua pele não chegar nem perto da personagem, ou por seu corpo ter curvas de mais ou curvas de menos; ela não sabe que você acorda cedinho todos os dias para trabalhar e estudar, para que no final do mês você possa ter economizado para comprar aquela peruca nova que você namorava a tanto tempo!

VOCÊ NÃO PRECISA SER PERFEITA PARA SER COSPLAYER, você só precisa amar o que você faz <3

Assim como a maioria das cosplayers, eu também já tive (e continuo tendo) as minhas inseguranças: “será que a celulite vai aparecer com essa pose? Meu braço não está muito grande para essa personagem? Talvez eu teria que ser um pouco mais alta pra essa daqui”. Mas quando eu visto a personagem, no final de todo o processo para que ela ficasse pronta, eu sempre AMO O QUE VEJO. Porque eu não vejo defeitos na minha aparência ou no meu corpo, eu vejo cada noite não dormida, cada tecido escolhido com carinho, cada pedra bordada com cuidado, cada peruca estilizada com paciência e cada esforço retribuído com os meus próprios sorrisos.

Esqueça os comentários que desmerecem o seu trabalho, que fazem você se sentir inferior ou que derramam as suas lágrimas, esqueça! Olhe no espelho e veja o quão linda você é com esse cosplay, observe como o seu corpo acrescentou características especiais para essa personagem, olha como ela ficou mais natural, mais viva, mais humana, mais linda!

VOCÊ NÃO PRECISA SER PERFEITA PARA SER COSPLAYER, porque você é maravilhosa assim, do jeito que você é <3 

E vocês que comentam nesses fóruns, tente ser gentil! Incentive o cosplayer a ser cada vez melhor, a querer continuar cada vez mais! Não desmereça o trabalho dele ou seja maldoso ao comentar alguma coisa, você não sabe os traumas, as inseguranças, os medos e pavores desse cosplayer. Se coloque no lugar de quem vai ler o seu comentário, pense como você se sentiria se fosse para você, se fosse sobre você.

Ninguém precisa ser perfeito para querer ser algo, mas todos precisam respeitar, sempre!

E então, gostaram do post? Querem comentar o assunto?

 

2 Comments
  1. Mandou bem Nadi! Tudo que fazemos com amor é para nós mesmos, e é isso que importa, nós as vezes nos esforçamos tanto para agradar aos outros e dificilmente somos reconhecidos, então basta mudar a perspectiva, fazer para si oque amamos fazer, e vai ser assim que a satisfação pessoal vai aparecer…. Parabéns por todo seu empenho e dedicação….

    1. Obrigada Antoni <3 É isso mesmo, satisfação pessoal sempre em primeiro lugar!
      Obrigada por comentar,
      um beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *