Sobre o STUDIO GHIBLI

Sobre o STUDIO GHIBLI

Oi Gente, tudo bem? No post de hoje vamos conhecer um pouco sobre o maravilhoso Studio Ghibli? =)

A minha paixão pelo Studio Ghibli é algo que não tem como explicar, pois cada filme consegue tocar o meu coração de um jeito diferente, cada cena faz com que paramos para pensar em coisas que geralmente não pensamos antes. Os filmes são de uma delicadeza e beleza que só quem assiste sabe.

Fundado em 15 de junho de 1985 por Hayao MiyazakiIsao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, o Ghibli fica em Koganei, Tóquio. Em todos esses anos de atividade já lançou mais de 20 longas de animação, além de curtas, telefilmes e coproduções.

Você já deve ter ouvido falar de Miyazaki e seus trabalhos magníficos, não é mesmo? E não é por menos! Atualmente com 77 anos, ele encanta e apaixona a cada nova animação lançada pelo Studio, fazendo com que nós fãs, rezemos todas as noites para que ele viva para sempre <3

Miyazaki já tentou se aposentar por várias vezes, mas os fãs clamam pela volta dele todas as vezes hhaha. Em 2013 lançou o que era para ser seu último filme, e que em 2014 seria seu último ano de longas animados, por fim aposentando-se. Queria apenas se dedicar a projetos menores como curtas e mangás. Porém em 2015 ele anunciou que estava com um novo projeto em desenvolvimento, um curta totalmente em CG para o Museu Ghibli. Tempos depois ele anunciou que retornaria para o Ghibli, para trabalhar em mais um longa que tem previsão de término somente em 2020.

Quem assiste aos filmes entende totalmente o porque os fãs amam tanto Miyazaki! Não há como imaginar o Studio Ghibli sem ele, de verdade <3

O primeiro filme do Studio Ghibli,  foi Laputa: O Castelo no Céu (Tenkû no Shiro Rapyuta), lançado em 1986, foi um sucesso de bilheteria e aclamado pela crítica, levando 775 mil pessoas aos cinemas!

Dois anos após, o Studio lançou dois filmes (maravilhosos) ao mesmo tempo, o que surpreendeu todo mundo! Lançar dois longas ao mesmo tempo era algo considerado impossível, pois os críticos acreditavam que isso comprometia a qualidade as animações. Mas o Ghibli veio para mostrar que isso é bobagem hahaha. Os dois filmes lançados foram Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro), dirigido por Hayao Miyazaki, e Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka), de Takahata, sendo esses até hoje considerados os melhores filmes do Studio Ghibli.

Meu Vizinho Totoro | Túmulo de Vagalumes

Totoro fez tanto sucesso que se tornou o logo oficial do Studio Ghibli (puro amorzinho né?). Logo o sucesso do Studio ganhou o mundo, contribuindo para o sucesso absurdo do quarto filme que é o meu favorito da vida: O Serviço de Entregas da Kiki (Majo no Takkyubin), lançado em 1989 levou aproximadamente 2,64 milhões de pessoas ao cinema! Por conta desse reconhecimento de todos, o estúdio que antes era pequeno passou por uma reforma para que comportasse tudo o que viria pela frente.

Antes os funcionários não eram fixos, o Studio pagava por ilustrações, mas com o lucro gerado pelo filme da Kiki o Studio contratou funcionários que agora trabalhavam regularizados e faziam parte da equipe em tempo integral =) Após esse reconhecimento o Studio só cresceu e ganhou cada vez mais fãs e apaixonados pelo trabalho magnífico e delicado.

Em 2001, é lançado A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi) que conquistou a todos e se tornou o longa mais bem sucedido na história do cinema japonês! Garantindo o Urso de Ouro em Berlim (2002) e o maravilhoso Oscar de Melhor animação (2003).

O Ghibli hoje é famoso no mundo todo e conta com uma filmografia linda, que eu vou deixar aqui pra vocês:

1986 – O Castelo no Céu
1988 – Meu Amigo Totoro
1988 – Túmulo dos Vagalumes
1989 – O Serviço de Entregas de Kiki
1991 – Only Yesterday
1992 – Porco Rosso
1993 – Ocean Waves
1994 – Pom Poko: A Batalha dos Guaxinins
1995 – Whisper of the Heart
1997 – Princesa Mononoke
1999 – Meus Vizinhos Os Yamadas
2001 – A Viagem de Chihiro
2002 – O Reino dos Gatos
2004 – O Castelo Animado
2006 – Contos de Terramar
2008 – Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar
2010 – O Mundo dos Pequeninos
2011 – Da Colina Kokuriko
2013 – Vidas ao Vento
2013 – O Conto da Princesa Kaguya
2014 – As Memórias de Marnie
2016 – A Tartaruga Vermelha (Coprodução)

Se você quiser saber mais sobre o Studio Ghibli é só acessar esse site aqui:

http://site.studioghibli.com.br/

Esse é o Portal Oficial do Studio aqui no Brasil, então dá pra ficar sabendo de todas as informações e seguir eles nas redes sociais pra descobrir as novidades em tempo real =)

E então, já conheciam o Studio Ghibli? São fãs? Qual o filme favorito?
Me contem!

 

 

 

2 Comments
  1. Esse estúdio é demais. Até mesmo as capas dos Blu-rays são fantásticas. Ainda tem bastante coisa que não assisti deles, mas pretendo fazer isso logo.

    1. Verdade Mica! As animações são incríves, de uma delicadeza surreal!
      Nunca vi os Blu-rays mas não podiam ser menos do que fantásticas mesmo! Assiste sim, é uma paixão atrás da outra <3
      um beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *