Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro

Oi Gente, tudo bem? Ontem dia 23/04 é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Infelizmente por conta do meu dia corrido, não consegui finalizar o post a tempo, então ele saiu hoje meio atrasadinho hahaha

Esse dia foi criado para não somente homenagear as obras literárias e os seus autores maravilhosos, mas também para tentar conscientizar as pessoas da importância de adquirir o amor pela leitura. Só quem tem o hábito de ler diariamente sabe quão prazeroso é! Você conhece lugares, histórias e se encanta por personagens que só vivem através da sua imaginação! É incrível <3

A data foi criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o intuito de:

encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Mas porque a escolha do dia 23 abril? Bom, a escolha do dia se deu em Paris no ano de 1995 durante o XXVIII Congresso Geral por causa desses fatos:

– Dia 23 de abril é a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega
– Também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Mas se você não é apaixonado pela leitura como eu e gostaria de ser, não se preocupe! Eu trouxe aqui umas dicas amigas para ajudar você a adquirir esse hábito =)

DICA 01

Escolha o livro que possui um assunto que te interesse!
Não tem nada mais chato do que ler sobre algo que a gente não gosta não né? E fazendo isso você não vai conseguir gostar mesmo hahaha. Então escolha livros que sejam focados em assuntos que você realmente gosta!

DICA 02

Perceba os benefícios que a leitura trás para você! O hábito de ler pode ajudar você a ir melhor nos estudos, ajuda na concentração e no relaxamento! Sem falar que você pode aprender mil coisas diferentes durante as leituras, coisas que nunca imaginou. Ajuda você a escrever e falar melhor, já que você acaba aumentando o seu vocabulário =)

DICA 03

Faça metas de leitura! A melhor coisa é você estipular quanto tem que ler por dia: 3 páginas, um capítulo, dois capítulos talvez. Quanto mais vezes você cumprir suas próprias metas de leitura mais vai querer fazer metas maiores e consequentemente, ler mais <3

DICA 04

Se permita ter esse tempo! Quando você resolver tirar uns minutinhos para ler, esqueça todo o resto! Se concentre na história, nos personagens, no sentimento que as palavras causam em você. Se deixe absorver pela história que o livro conta para você.

DICA 05

Faça resenhas, converse com as pessoas! Procure se inteirar sobre o livro que está lendo, seja por fóruns na internet ou com amigos que já leram. Vocês podem discutir sobre os acontecimentos enquanto tomam um café ou caminham no parque. Quando você descobre pessoas que amam a mesma história que você é como se um laço a mais se criasse entre vocês e isso torna tudo mais especial para os leitores. Eu amo resenhar livros, é como se dessa forma eles ficassem ainda mais memoráveis para mim <3 Inclusive se você quiser ver algumas das minhas resenhas é só ir ali em cima no menu Resenhas =)

 

E então, como vocês curtiram o dia do Livro? Qual livro estão lendo?
Me contem!

 

 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *