Manuais de Marca - Design

Manuais de Marca - Design

Oi Pessoal! Tudo bem?
Vamos falar um pouquinho sobre design, aproveitando que hoje é o Dia Mundial do Design Gráfico! <3

Um dos muitos trabalhos que faço como designer é a criação de Marcas, sendo esse um dos projetos que mais gosto de fazer.  É um job demorado, trabalhoso, que envolve muita pesquisa, rabiscos e vários testes!
Uma marca é composta por vários elementos trabalhando juntos, porém para que esses elementos não sejam utilizados de maneira errada existe o Manual de Marca, ou Manual de Identidade Visual!

Para a elaboração de um manual de marca, costumo usar a metodologia de projeto de Maria Luísa Péon, que utilizei na elaboração do meu TCC na faculdade, e que passou a me auxiliar em todas as etapas desse tipo de projeto, desde então =)

Segundo Peón (2003)  “um sistema de identidade visual que não é apresentado com especificações técnicas orientando sua implantação corre o sério risco de não ser implantada corretamente”.  Por isso o manual se torna tão importante! É através dele que garantimos que a marca seja aplicada de maneira correta, de acordo com o projeto.

foto03

O manual deve conter as especificações de cada elemento da marca, explicando certinho a forma como ele foi construído e como deve ser utilizado! Desse modo, cada designer constrói o manual de acordo com o que acha necessário especificar, porém a maioria deles costuma conter:

– Versões da marca

– Tipografia

– Cores

– Redução

– Arejamento

– Aplicações em papelaria e outras mídias

– Cd com os arquivos necessários para todas as aplicações

foto04

O manual é uma pequena preciosidade que o cliente leva pra si, e além de possuir todas as variadas informações sobre a sua marca, ele ainda leva um pouco da dedicação que o designer colocou no trabalho!
Para mim é uma honra enorme ver uma empresa aplicar de todas as formas uma marca criada por mim, pois sei o carinho que tenho com a elaboração de cada manual; é um carinho de mãe para filho, realmente hahaha <3

Você que é designer, gosta de elaborar manuais? O que costuma colocar nos seus? Me conta 😉

rodapé_um beijo

5 Comments
  1. Muito legal Nadi, eu também adoro desenvolver esses materiais…muito bacana mesmo.

  2. Adorei Nadi, essa parte tambem era a que eu mais gostava de trabalhar no Design! Voce é muito boa nisso, parabéns, lynda!

    1. Oi Jé! Fazer manuais é ótimo mesmo! =) Obrigada, um beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *