Aparência da Branca de Neve | Curiosidades

Aparência da Branca de Neve | Curiosidades

Oi Gente, como estão? Hoje eu venho conversar um pouquinho com vocês sobre uma das minhas princesas favoritas: Branca de Neve ♥
Vou contar algumas curiosidades sobre a aparência dela, que é tão adorada em todo esse mundo!

Walt Disney inspirou-se no conto dos Grimm para criar a sua animação, embora muitas partes tenham sido modificadas, a aparência da princesa “mais bela de todas” permaneceu como na descrição do conto original, no qual os Irmãos a descrevem assim:

A Rainha grávida estava sentada ao lado de uma janela “negra como o ébano”, costurando, e de vez em quando olhava pela janela para ver a neve que caía lá fora. Em algum momento, distraída, ela pica um dedo com a agulha, e três gotas de sangue caem no chão. Vendo aquilo, a rainha deseja que, quando sua filha nascer, ela seja “alva como a neve, com lábios rubros como o sangue e com os cabelos negros como o ébano

A Disney trocou a parte do sangue por rosas, o que soa muito melhor para uma criança poder comparar não é mesmo? Mas mesmo que no conto ela tivesse cabelos de ébano, Walt chegou a cogitar que Branca fosse desenhada loira, sugerindo a representação da deusa da primavera Le Printemps, como a deusa está intimamente ligada à natureza e Branca ama animais seria uma inspiração muito bonita, porém depois do primeiro esboço a ideia foi descartada =)

Ah! Sabiam que Branca é a princesa com os lábios mais vermelhos? Até o vermelho dos lábios de Ariel não é tão rubro quanto os de Branca ♥

Branca de cabelos loiros | Walt Disney | Branca de cabelos negros

Branca de Neve é uma menina de apenas 14 anos, com um corpo esbelto e pés delicados. Embora sua aparência magrinha, ela é a mais alta das princesas da Disney, mas nos produtos originais e coleconáveis a Disney a reduz o seu tamanho para que ela fique proporcional às demais princesas da franquia. Ela é descrita como “a mais bela em toda a terra”.

Ela utiliza dois vestidos na animação Disney, se tornando sua marca registrada ♥

  • Vestido de serva: Como serva da Rainha Má, Branca utiliza um vestido feito de farrapos, para que sua beleza não seja percebida (boba essa Rainha). Seu vestido é marrom escuro na parte do peito e da barriga, e marrom claro na parte inferior. Ele também  é composto por mangas brancas, e para finalizar ela usa um laço azul na cabeça e sapatos de madeira.
  • Vestido de princesa: A partir da cena em que o Caçador tenta matar Branca, ela utiliza outro vestido, que é seu traje clássico. Este vestido se tornou tão conhecido, que em outras obras sobre a personagem (que não foram produzidas pela Disney), uma derivação do vestido ou ele mesmo é geralmente usado. Seu vestido possui um corpete índigo, com colarinho branco, mangas bufantes azuis, com pequenos cortes laterais, que mostram o tecido vermelho interno.  A saia longa de Branca de Neve que bate nos tornozelos da princesa, é de cor amarela brilhante (como podemos ver nos produtos da Disney Princesa) ou amarelo claro (como no filme). Por baixo da saia, ela utiliza uma anágua branca. Seu cabelo é preso por uma fita vermelha, que contém um laço no meio. Ela utiliza sapatos amarelos com laços nas pontas.
Branca de Neve em seu vestido clássico | Ilustração de Thomas Kinkade

A caracterização animada de Branca foi supervisionada pelo ilustrador e animador Grim Natwick, que já havia sido ilustrador da Betty Boop. Por conta disso, os primeiros desenhos para a Branca se assemelham a Betty Boop, e alguns parecem ser caricaturas de atrizes famosas, mas no final a aparência de Branca de Neve se tornou menos caricatural e mais humana.

Por exemplo, o primeiro projeto de Hamilton Luske para Branca de Neve representou ela como uma menina um pouco desajeitada e desengonçada. Mas somente quando a dançarina Marge Belcher (que depois se tornaria Marge Champion) foi encontrada que a nossa Branca ganhou as feições que conhecemos hoje! Marge realizou a referências live-action para a animação de Branca de Neve, dirigida por Luske.

Marge em 1934 nas fotos oficiais | Marge em 2013

Marge conta fala de sua experiência na Disney:

“Adorei fazer isso. Eu até adorei fazer uma parte muito pequena como a Fada Azul em Pinóquio , e o hipopótamo em Fantasia …”

Vou deixar AQUI um link para uma entrevista linda que o Norman Rockwell Museum fez com Marge para marcar a abertura de sua mais nova exposição, Branca de Neve e Os Sete Anões: A Criação de um Clássico, em 2013.

E então, gostaram de saber um pouco mais sobre a primeira princesa Clássica da Disney?
Me contem!

 

 

 

 

 

 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *