Alice através do Espelho - Paletas de Cores

Alice através do Espelho - Paletas de Cores

Oi Pessoal! Tudo bem? Já foram assistir Alice Através do Espelho? Eu assisti ontem e adianto que é lindo e emocionante! <3

Nadi Mascote-frente

Como eu já havia dito, as postagens dessa semana são comemorativas do filme, e eu estou amando fazer isso; vocês estão gostando? Hoje vamos incluir um pouquinho de design no post, falando de cores!

As cores são extremamente importantes em qualquer projeto, inclusive quando se trata de cinema. Através das cores, podemos transmitir muitas informações, assim como confirma Lilian Barros no livro A Cor no Processo Criativo (2006)a cor é um fenômeno fascinante. Sua presença no mundo visível exerce incontestável atração sobre nós.” A cor é uma ferramenta para transmissão de ideias e emoções, consegue captar a atenção do público de uma forma direta e sutil.

O filme Alice Através do Espelho, tem a maravilhosa direção de Tim Burton, que também dirigiu Alice no País das Maravilhas, esse filme foi um divisor de águas na carreira de Tim, pois ele precisou migrar dos seus trabalhos artesanais para o mundo do cinema digital! E claro que se você assistiu o filme pode perceber que ele foi genial do início ao final do filme, mostrando que ele não se importou em aventurar-se em “um mundo diferente” do qual estava acostumado.

O filme possui efeitos e colorações lindas; em cada cena podemos sentir juntamente com Alice, tudo o que ela está presenciando no País das Maravilhas! Os produtores do filme tiveram um carinho com a escolha das cores e texturas de cada cena. Utilizando cores saturadas e outras vezes cores com pouco brilho. Tim conseguiu nos transmitir seu lado “dark” com delicadeza, transformando assim o mundo de sonhos de Alice em algo cheio de mistérios! O que nos leva a crer que Alice Através do Espelho seguirá a mesma paleta de cores.

Paleta de cores é um conjunto de cores pré-definidas por você ou por um software, que possui determinadas cores para serem utilizadas da forma que você quiser, e transmitir também, tudo o que você desejar!
Dessa forma, criei uma paleta de cores dos cartazes do novo filme, para analisarmos se Tim Burton realmente seguirá a linha do primeiro filme! =)

PALETA-01

Separei as paletas em duas categorias: LIGHT e DARK! 
Light para as cores claras, quase sem saturação, porém com brilho e muita luminosidade! E Dark para as cores bem saturadas, e com ausência de iluminação.

PALETA-02

O Chapeleiro e a Alice são os personagens de carácter “principal” do filme, e podemos ver que as suas paletas são bem parecidas, principalmente nas cores Dark! Para quem já assistiu o filme ou até mesmo o trailer, pode-se perceber que Alice precisará enfrentar O Tempo para ajudar o Chapeleiro!
PALETA-03

A paleta Dark tão parecida de ambos os personagens transmite que algo ruim poderá acontecer com eles; juntos eles formam uma dupla, um completa o outro e ambos precisam estar juntos para que tudo seja resolvido! =)

PALETA-04

A Rainha Branca é a minha personagem favorita do filme <3 Ambas as paletas são de cores bem femininas, sensíveis e delicadas, transmitindo totalmente a personalidade da personagem: calma, delicada e paciente. Modesto Farina em seu livro, diz que o rosa “é graça e ternura”. O que é, obviamente o oposto da sua irmã!

PALETA-05

A Rainha Vermelha ou Rainha de Copas, é explosiva e muito irritada! O que fica bem claro com as paletas de cores =) São tons que transmitem raiva e mal humor! O vermelho também é a cor da realeza e o dourado da riqueza; mostrando a grande vontade da Rainha Vermelha de ser a única do reino e no seu interesse de que todos saibam que ela é a verdadeira Rainha!
Luciano Guimarães em seu livro A Cor como Informação (2014), diz que o vermelho ” é associado à morte, possivelmente por sua relação denotativa com a cor do sangue derramado.” , deve ser por isso que a Rainha adora cortar cabeças! ^^

E como serão as cores do Tempo?

PALETA-07

As cores do tempo são sombrias e pouco iluminadas, transmitem medo e força! Toda essa escuridão é quebrada apenas pelo azul claro de seus olhos.

PALETA-08

Os amados gêmeos Tweedledum e Tweedledee aparecem no pôster com as cores habituais, também utilizadas no primeiro filme. Porém algumas cores estão com menos luminosidade; será que eles irão passar por algum momento de perigo? Melhor você assistir pra descobrir =)

E os animais que tanto amamos?

PALETA-09

Absolém também volta com suas cores originais. Tons de azul fechados e pouco iluminados, transmitindo a sensação de movimento. O azul, de acordo com Modesto Farina, em seu livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação (1990), afirma que o azul é a cor da intelectualidade! O que faz todo o sentido Absolém ser dessa cor, não acham?  – “amigos não devem ser negligenciados”.

PALETA-06

E chegou a vez do gato maluco mais amado de todos: Cheshire! Da mesma forma como Absolém, ele também continua com suas cores originais e os olhos que tanto amamos. Seus tons de cinza e verde azulado remetem alegria, além de, segundo o mestre Luciano Guimarães (A Cor como Informação, 2014) o verde ao torna-se azulado, torna-se sério e como que repleto de pensamento”, isso encaixa como uma luva para Cheshire, já que ele é considerado o “pensamento” de Alice nos livros.

O que acharam das paletas? Já haviam pensado nas cores ligadas á personalidade dos personagens? Me conta!

rodapé_um beijo

 

2 Comments
  1. Demais esse post Nadi, amei as paletas e as explicações <3 O filme é incrível né? Realmente o uso das cores é sempre sensacional nos filmes do Tim. Muito amor *.*

    1. Oi Gabi! Sim, os filmes do Tim sempre tem um colorido muito incrível, é visível o significado que ele atribui para as colorações <3
      Um beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *