Como eu era antes de Você | Livro x Filme

Como eu era antes de Você | Livro x Filme

Oi Pessoal, tudo bem?  Hoje vamos fazer uma resenha diferente! Porque tão aguardado filme Como eu era antes de Você está nos cinemas <3  Eu fui conferir, pois estava muito ansiosa para ver Will e Lou na telinha! E hoje vou contar pra vocês se o filme é ou não, parecido com o livro que nos conquistou profundamente!

Se você não leu o livro: pode ter alguns SPOILERS aqui tá? =)

Informações do Livro:
Título: Como eu era antes de Você
Título Original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320 páginas
Gênero: Ficção e Romance
“ Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado Patrick. O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida. Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso. O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois.”

DSCF3343

Não sou muito de livros de romance, como vocês já sabem, porém esse é um daqueles que me cativou inteiramente! <3 Vou fazer um resuminho do livro, pois creio que a maioria já leu e releu ele várias vezes hahaha Mas assim poderemos fazer as comparações com o filme, depois. =)

resenha

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Mora com os pais, a irmã, o sobrinho pequeno e seu avô que precisa de cuidados constantes, namora Patrick, um atleta, personal trainer e que é muito diferente dela, em vários sentidos. Lou, como é chama pela família, sempre trabalhou no café próximo da sua casa, porém após ele fechar por conta de uma nova cafeteria; ela precisa de um novo emprego! Com ajuda da agência de empregos da cidade ela consegue várias oportunidades, mas não consegue se encaixar em nenhuma. Porém seus pais precisam muito da sua ajuda com as despesas da casa e por isso ela precisa desesperadamente arrumar um emprego.

Sem muitas qualificações, Lou consegue um trabalho como cuidadora de um tetraplégico; contrato para 6 meses e com um salário ótimo! Após algumas gafes na entrevista, ela é contratada por Camila Traynor, a mãe do tetraplégico.
Em seu primeiro dia de trabalho, ela conhece o filho de Camila, Will Traynor – inteligente, bonito, rico e muito mal-humorado!

Will ficou preso a uma cadeira de rodas após ter sofrido um acidente de moto. Antes ele era ativo e apaixonado por esportes, agora ele desconta toda a sua amargura e sofrimento em quem estiver por perto, tornando o dia-a-dia de Lou uma tortura! Ela era o oposto dele, estava sempre animada, com um sorriso no rosto e pronta para conversar por horas! Ela adorava “tagarelar”, mas Will não queria sua companhia.

Após muitas tentativas, Will se rende ao jeito meigo e colorido de Lou, sem saber que ela está prestes a tornar a sua amarga vida, em algo muito mais colorido e cheio de alegrias! E Lou nem desconfia que Will irá mudar a sua vida para sempre.

Como eu era antes de Você é um livro cheio de descobertas, sorrisos e lições! Ele transborda amor e afeto em cada página. É um livro incrivelmente especial <3 Por isso fiquei muito empolgada com o lançamento do filme e estava contando os dias para poder assistir Lou e Will, do jeito que eu imaginava ao ler. Para poder mostrar para vocês a minha opinião sobre livro e filme, vamos fazer por categorias para ficar mais fácil. Lembrando que o filme tem a direção de Thea Sharrock  e a produção de Sue Baden-Powell.

Ah! Esse post foi sugestão de uma amiga muito especial <3 Logo que iniciei o blog ela me sugeriu fazer esta postagem, então, promessa cumprida!

ELENCO

Sobre a escolha do elenco, vou falar apenas de Lou e Will; que são os nossos protagonistas <3

Louisa Clark

No livro, Louisa é alegre, tagarela, com um coração gigante e muito amável! Ela é daquelas pessoas que você adoraria ter como amiga =) E para dar vida à Lou na telinha, a maravilhosa Emilia Clarke foi a escolhida! Ela é uma das minhas atrizes favoritas, e quando soube que ela seria a Lou eu senti meu coração bater mais forte!

Emilia Clarke+Me Before You+Incredulity+Disbelief+One Eyebrow Raised+CFC+CFC with Smile+Central Forehead Contraction+Body Language+Nonverbal Communication Expert+Speaker+Keynote+Consultant+L

Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver”.

Emilia está perfeita como Lou! Não há como imaginar outra atriz em seu lugar. Ela encaixou completamente no papel; parece até que ela não está interpretando e sim sendo ela mesma!  Seus olhares, sorrisos e sobrancelhas super expressivas (hahaha), fizeram com que Emilia conseguisse transmitir todos os sentimentos de Lou de uma forma tão natural que é impossível não se emocionar.

 

William Traynor

Will é sarcástico, mal humorado e não gosta muito de “tagarelices”; leva em sua expressão as dores e dificuldades de uma vida complicada. Sam Claflin foi escalado para essa tarefa, e merece muitas palmas pela interpretação; ele conseguiu transmitir exatamente o que a autora nos descreve sobre a personalidade de Will no livro. 

Me-Before-You-Movie-Wallpaper-01

Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira, que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim.”

Conseguimos ver nele aquela expressão de quem sofre, mas tenta de todas as maneiras esconder as dificuldades. Embora sendo jovem, Will passou por muitos desafios; e Sam conseguiu interpretar de maneira sutil toda essa carga de vida.

 

ROTEIRO

O roteiro do filme foi escrito pela própria Jojo, juntamente com Scott Neustadter e Michael H. Weber. O que me deixou realmente feliz nesse roteiro foi o fato de ele seguir à risca o livro, sem nenhuma cena a mais ou personagem que não existe originalmente. Porém senti que algumas cenas são um pouco desconexas, não para quem leu o livro e sabe exatamente o decorrer da história, mas sim para quem não leu. Algumas cenas não possuem link com a seguinte, parecendo que foram cortadas.

Porém, adorei o fato de muitas das falas do filme, serem exatamente iguais às do livro! Dificilmente isso ocorre em uma adaptação, e acabou sendo um diferencial do filme. Será que foi escolha da autora? <3

jojo

As cenas com a família de Lou foram muito bem escritas, com momentos engraçados e transmitindo realmente a bagunça feliz da casa dos Clark; assim como é descrito no livro! Embora alguns personagens como Thomas e o Vovô tenham pouca participação, mas estão ali presentes. O único personagem que não aparece no filme é a irmã de Will, Georgina. Mas não achei que ela fez falta no enredo em geral, para mim a história seguiu bem sem ela.

FIGURINO

Se você já leu o livro, sabe que o estilo fashion de Lou passa distante do que costumamos ver em lojas. Ela possui um jeito divertido e ousado de fazer combinações de peças, o que transmite muito a sua personalidade. As escolhas de roupas de Lou, são constantemente alvo das críticas de Will, rendendo parágrafos engraçados. Claro que o mesmo acontece no filme! 

LOU ROUPAS

Meu visual preferido eram essas galochas com purpurina e meia-calça de abelhinha.”

O figurino de Lou é alegre e fofo ao mesmo tempo; as peças acabam por “combinar descombinando” e ficam lindos com os penteados e acessórios que ela utiliza. A equipe de figurino do filme está de parabéns pelas escolhas, eles conseguiram transmitir as roupas da nossa Lou do livro para a telinha, de maneira muito carismática.

CENAS

Para os apaixonados pelo livro, alguns momentos são de fazer o coração bater mais forte e arrancar suspiros não é? Eu tenho vários momentos favoritos de Will e Lou e estava muito ansiosa para ver como seria na telinha! E digo que amei alguns e me decepcionei em outros.

A cena em que Lou faz a barba de Will, para mim é uma das mais sensíveis do filme. No livro é um momento de contato sincero entre eles, aquele minuto em que Lou percebe que Will não faz somente parte do seu trabalho, e sim, começou a fazer parte do seu coração.

ME BEFORE YOU

“ Era impossível estar tão perto de alguém, sentir sua pele sob os dedos, respirar o mesmo ar, ficar com o rosto a centímetros do dele, sem me atrapalhar um pouco.”

No filme essa cena foi realmente muito bem reproduzida, com trilha sonora correta, movimentos de câmera escolhidos com cuidado, alternando entre mostrar as expressões de Lou observando Will e as expressões de Will ao sentir o toque de Lou. Foi linda <3

Outra cena muito aguardada por mim era a cena do concerto de música clássica, na qual Louisa escolhe o maravilhoso vestido vermelho! <3

maxresdefault

Escute Clark, se for usar um vestido assim, tem que se sentir segura. É preciso vesti-lo mental e fisicamente.”

O figurino da cena é lindo, tanto de Lou quanto de Will, assim como as trocas de olhares, sorrisos e expressões; porém o que senti falta nessa cena foi daquele ambiente delicado e envolvente que é no livro, principalmente a parte do carro, quando eles retornam; mas nada que tenha tirado a beleza da interpretação de Sam e Emilia!

Muito divertida e surpreendente no livro, a cena do casamento de Alicia foi exatamente assim no filme! Arrisco dizer que foi minha cena preferida. <3

Emilia-Clarke-and-Sam-Claflin-in-Me-Before-You

Às vezes, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.”

Nessa cena fica muito claro a capacidade incrível de Emilia em transmitir com aquelas sobrancelhas super expressivas, os sentimentos de Lou. Os sorrisos de Will e os as trocas de olhares deixaram bem clara a química entre os atores. Eles foram incríveis nessa cena, de verdade! Suspiros meus não faltaram 😉

Cenas engraçadas no livro, também foram feitas no filme e ficaram ótimas! A trilha sonora junto com as roupas de Lou, deixaram as cenas leves e muito divertidas!

Me-Before-You-Movie-soup

A cena que desencadeou o mar de lágrimas no livro, foi a mesmo no cinema. Quando Lou se declara para Will no resort, podemos sentir com ela a dor e a decepção!

Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade.”

ME BEFORE YOU

Choramos com ela e sofremos com ele dessa cena até o final do filme, que é linda, delicada e muito emocionante! <3 Não há como não se sentir o coração doer, mesmo que você já tenha lido o livro e saiba exatamente o que vai acontecer; porque Sam e Emilia conseguiram transmitir os sentimentos de Will e Lou de uma forma muito pura! 

Durante todo o filme, conseguimos perceber o sentimento deles crescendo e se transformando naquele amor que nos fez devorar todas as páginas do livro e nos derreter no final! <3

TRILHA SONORA

As músicas do filme são ótimas! Escolhidas com carinho para tornar ainda mais incrível as cenas. São músicas que combinam muito com os personagens e com os sentimentos de cada um deles.
A trilha sonora vai de músicas alegres e divertidas como a nossa Lou, até músicas românticas e doces para fazer nossos corações palpitarem!

Ah! Se você quiser saber quais são as músicas do filme e já colocar na sua playlist, o Spotify fez isso pra nós <3 Obrigada Spotify, estou escutando freneticamente!

OPINIÃO

Para mim, esse livro é um dos mais lindos que já li. A história é sensível, cheia de surpresas e egoísta ao mesmo tempo. Porém a lição de amor que ela nos transmite é algo que falta muito nos dias de hoje. Aprendemos a lidar com as experiências de outras pessoas, de pensar mais nos sentimentos dos que estão ao nosso redor, e de principalmente aprender a amar as pessoas acima de suas decisões!

Eu estava ansiosa e com medo ao mesmo tempo para assistir o filme; pois sabemos que livros são sempre melhores que suas adaptações para o cinema e eu não queria me decepcionar com esse, em particular. Mas digo que amei o filme, do início ao final! Chorei, sorri e suspirei; e poucos filmes conseguiram fazer isso comigo, acreditem. Então, se você amou o livro, corre no cinema assistir o filme, e leva um lencinho porque as lágrimas rolarão soltas!

DSCF3340

E se você não leu o livro, indico que leia antes de ver o filme, pois conhecer Will e Lou pelas palavras de Jojo Moyes, torna tudo muito mais bonito e especial. <3

Não pense muito em mim.
Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem.
Apensa viva…”

Já leu o livro? E o filme, já viu? Me conta o que tu achou!

rodapé_um beijo

 

12 Comments
  1. Oi Nadi, adorei a resenha, já li e assisti o filme acho que umas cinco vezes cada, mas ouvi falar que “Depois de você” não é tão bom quanto “Como eu era antes de você”, gostaria de saber se já leu e se sim o que achou, porque quero ler, porem fico com receio devido as criticas ao segundo livro. OBS1: Aguardo sua resenha do livro “Depos de você” OBS2: Onde tu conseguiu estas meias de abelha? Só encontro infantil rsrs

    1. Oi Jé, obrigada! Fico muito feliz em saber que tu gostou =) Por incrível que pareça a resenha de “Depois de Você”, vai para o blog na próxima segunda-feira! Mas já te adianto que realmente não é melhor que “Como eu era antes de Você”; mas vale a pena a leitura.
      As meias de abelhinha comprei pelo Enjoei, se tu quiser o link me manda um email que eu te passo =)
      Obrigada por passar por aqui Jé, e por tirar um tempinho para comentar, me deixou muito feliz
      um beijo <3

  2. NADINE agora pude ler esse teu post hahaha 😀 segui teus conselhos, antes li o livro e depois o filme. O que falar né, chorei muito no livro e no filme…mas minhas emoções foram diferentes para o livro e para o filme. No livro, como era “minha história”, e por ser tudo tão detalhado, foi um pouco mais intenso. Mas no filme, os personagens me cativaram de uma forma, que eu não conseguia acreditar que o final ia ser aquele mesmo :~ a história foi realmente linda e emocionante, me apaixonei do início ao fim tanto pelo livro, quanto pelo filme.
    E amei tua resenha e os tópicos hein, bem detalhado *.* a música mais linda do filme para mim foi: “Photograph – Ed Sheeran”.

    OBS: mas eu senti falta da parte do livro que falava sobre o labirinto, onde o Will buscou ela e ajudou ela a lidar com os medos do passado :~ acho que essa cena poderia ter sido adaptada pro filme!

    E finalizo meu comentário com a frase mais linda dita pelo Will: “Às vezes, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.” :~~~~

    1. Oi Gabi! Fico muito feliz que tu tenha lido primeiro o livro, isso torna a experiência do filme muito mais linda e emocionante mesmo <3 Os atores foram muito bem escolhidos e isso fez toda a diferença para cativar a nós dessa forma né? =) Nossa verdade! Essa cena é uma das mais fortes do livro não sei como ela ficaria adaptada para a telinha; uma pena mesmo terem deixado fora.
      Que bom que tu gostou da resenha, um beijo! <3

  3. Ainda não vi o filme.
    Li o livro e sou uma das poucas, se não a única, que não chorou com a história. O motivo? Eu sabia a história toda antes de lê-lo, dai minhas expectativas estavam altas demais!
    Por isso, estou receosa de ver o filme rs.
    Adorei a forma das suas resenhas + fotos suas com o tema 🙂
    Beijos!

    1. Oi Isis! Sério que tu já sabia? hahaha como assim? Pois é, quando criamos expectativas muito altas o resultado é sempre esse mesmo; já aconteceu comigo em outros livros! Mas o filme é lindo, vale a pena assistir <3
      Fico feliz que tu tenha gostado da resenha, adorei te ver por aqui! 🙂
      Um beijo!

  4. Nadi,parabéns pelo seu trabalho,falar do livro Como eu era antes de você, foi maravilhoso…li, chorei,e adorei muito,e a curiosidade de conhecer Lou e Will na tela do cinema foi de mais,simplesmente extraordinário!! É um livro que não tem explicação do quão bom ele é ! A forma de como Jojo escreve,faz com que queremos ler mais e mais e mais!!! Haaa e a meia de abelhinha,ainda vou comprar uma Hahahahah !! Parabéns, pelos seus belos cosplay,acho todos eles um máximo!!

    1. Oi Josy! Fico muito feliz em saber que tu gostou do post! O livro é maravilhoso mesmo; e para nós que amamos os personagens é uma sensação incrível vê-los na telinha <3
      Obrigada por gostar do meu trabalho, espero te ver sempre por aqui! Um beijo!

      ps: a meia de abelhinha é o charme principal hahaha

  5. Nadi! Adorei a resenha! Estava a procura de alguém que tivesse lido o livro e visto o filme pra saber como ficou a adaptação. Fiquei feliz que tenha super bem adaptado! Ví o filme na semana passada e fiquei encantado com a história, com o elenco e a mensagem que fica. Gerou bastante discussão entre o pessoal que foi comigo, achei que trata de uma forma romântica um assunto difícil e que nem todo mundo respeita ou está disposto a falar sobre.
    Chorei horrores, não conseguia parar mesmo depois que as luzes do cinema acenderam! hehehe
    *adorei que tu fez o ensaio com a roupinha igual da Lou!
    Beijos, saudadona! :*

    1. Oi Alê! Obrigada 💛 sim a adaptação ficou ótima! Fez jus à história maravilhosa do livro. Jojo conseguiu lidar de uma forma sensível e leve com um tema tão pesado. Fico feliz que tu tenha gostado da resenha e estou muito feliz em te ver por aqui! Saudades

  6. Nadi!! Amei o toque do “amiga especial”! Especial é tu, e juntas somos imbatíveis <3 Minha cachola de ideias tá sempre a disposição, eu adoro o blog vou contribuir sempre que puder.
    A parte que eu mais gostei foi a trilha sonora, foi tudo conduzido de uma forma linda e tocante, que me fez chorar LITROS diga-se de passagem. Na hora que ela vai pra Suíça e começa tocar "Photograph" do Ed Sheeran, BÁ, achei que nao ia aguentar! Os looks da Lou <3 E outra coisa que gostei muito foi a atuação da Emilia, ela deu vida pra Lou que a gente imaginava, maravilhosa 😀

    1. Oi Jé! Sim, a trilha sonora foi muito bem escolhida, e fez toda a diferença nas cenas, e nos fez chorar mais ainda mesmo hahahha
      Emilia ficou incrível como Lou, melhor escolha do mundo! <3
      Eu fico muito feliz em receber as tuas dicas, tu sabe!
      um beijo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *