Minimalismo no Design

Minimalismo no Design

Oi Pessoal! Tudo bem? Nestas últimas semanas estou envolvida na criação de vários convites, e alguns deles possuem um design bem minimalista e elegante!
Então achei que seria legal fazer um post sobre o minimalismo que está sendo muito utilizado nos dias de hoje =)

Minimalismo é o conceito de limitar as coisas às suas essências, ou seja, utilizar apenas elementos considerados essenciais para o projeto em questão; nada de exageros, ou de acrescentar mil coisas. O estilo ganhou vários adeptos em diversas áreas do design, da arquitetura e até na música.

O minimalismo não se refere diretamente ao conceito de “pouco”, e sim ampliar a essência do que realmente é importante, chegando ao ponto de tornar todo o restante dispensável […] – Wellington Carrion, 2008

Na área do design o minimalismo é utilizado de muitas maneiras, agregando sofisticação na maioria dos layouts. Vamos conferir?

EM LOGOTIPOS

LOGOS
Retiradas de Pinterest | www.pinterest.com

Logotipos minimalistas são sinônimos de simplicidade e elegância; eles conseguem transmitir a imagem da empresa de uma forma clara, sutil e muito atraente. O simbolismo contido neles atrai a a curiosidade das pessoas e se sobressai aos logos de outros estilos.

EM CARTAZES

CARTAZES
Retiradas de Pinterest | www.pinterest.com

Aquela história de “menos é mais” se aplica muito bem aos cartazes. Somos acostumados com cartazes de filmes repletos de imagens e texturas; percebemos assim o quanto o minimalismo consegue traduzir facilmente o filme com a escolha de símbolos e tipografias corretas.

No minimalismo cada pequeno detalhe faz diferença, pois as informações são muito importantes. Os detalhes certos criam sentimentos e sensações ao público. =)

EM CARTÕES DE VISITA

CARTÕES
Retiradas de Pinterest | www.pinterest.com

Algumas pessoas sempre pensam que quanto mais informação nos cartões de visita melhor, não é? Nem sempre! Cartões de visita são na sua maioria impressões pequenas, que servem para que as pessoas tenham os seus contatos quando precisarem do seu serviço, ou seja, nele constam as informações necessárias para que elas entrarem em contato – só as necessárias – como o minimalismo!

O estilo minimalista é ótimo para cartões de vista! Deixa o layout limpo, de fácil visualização e muito elegante.

EM CONVITES

CONVITES
Retiradas de Pinterest | www.pinterest.com

Quando falamos em convites sempre pensamos em exclusividade; pois todos querem ter aquele convite só seu que seja diferente de todos os outros, não é? Porque que não há nada mais luxuoso do que a exclusividade, e o minimalismo pode fazer isso para você! <3

O design minimalista em convites transmite requinte e sofisticação; além de traduzir com poucas informações o estilo e gosto do anfitrião. E claro, acaba por reduzir o valor, se comparada aqueles convites repletos de fitas, rendas e pedras.

EM EMBALAGENS

EMBALAGEM
Retiradas de Pinterest | www.pinterest.com

Hoje em dia a poluição visual nas prateleiras dos mercados é gritante! Cada empresa quer chamar mais atenção do consumidor para o seu produto, enchendo as embalagens de formatos diferentes, cores e um batalhão de informações que a maioria dos consumidores nem sabe para que servem e nem se dão ao trabalho de ler.

O minimalismo é a chave para resolver esse problema! Pois em meio a um mar de cores, formas e textura, uma embalagem simples e básica se destaca aos nossos olhos! Além de exibir somente informações que sejam importantes para quem consome o produto, destacando o mais importante: a marca!

O movimento minimalista marcou profundamente a base da criatividade dos artistas do século XX. É o símbolo do essencial, sendo inimigo da estética somente pela estética […]. Wellington Carrion, 2008

Você já conhecia o minimalismo? É adepto do essencial? Me conta!

rodapé_um beijo

8 Comments
  1. Demais, Nadiii!
    Amei, tento aplicar sempre isso na empresa, menos sempre vai ser mais..Como o meu ramo é web, preciso ter muito cuidado com os ícones, pois dependendo, pode acarretar confusões nos clientes e fazer com que fiquem em dúvida se é ou não o que eles estão imaginando. E fazer o cliente ficar pensando não dá né, tirando que podem ficar com medo de clicar em algo :p
    Muito bom, parabéns!! Bjoos

    1. Verdade Gabi! Na tua área de web o minimalismo ajuda muito mesmo!
      Obrigada por comentar ❤

  2. Adorei! Já sou adepta no guarda-roupa.
    Menos é mais! 😀

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *