Design para os Olhos | Resenha

Design para os Olhos | Resenha

Oi Pessoalzinho, tudo bem? O Resenhas da Nadi de hoje é com um livro sobre design! Vamos unir duas das minhas paixões em um único post <3 Olha a dica de leitura para o pessoal do design e da publicidade!

Quando se ama leitura, você não lê somente livros com histórias e personagens fantásticos; você também acaba lendo temas relacionados ao seu dia-a-dia e que acabam por ajudar, e muito. Eu sendo designer, estou sempre lendo artigos, postagens e livros sobre os demais variados temas da minha área, dessa forma eu acabo por me manter sempre atualizada =)

Um dos livros de design que tenho na minha estante e que é um dos meus favoritos é o Design para os olhos: Marca, Cor, Identidade e Sinalética.

Título: Design para os olhos: Marca, Cor, Identidade e Sinalética.
Título Original: Diseñar para los ojos
Autor: Joan Costa
Ano: 2011
Editora: Dinalivro
Número de páginas: 168
Gênero: Design

“Esta obra trata, acima de tudo, de comunicação visual e realiza, nesse sentido, uma viagem pelo mundo da imagem, das formas, das mensagens e do grafismo funcional, abordando temas tão variados como a percepção estética, a semiótica da cor, a identidade corporativa, a sinalética, as linguagens gráficas e o universo da marca.
Que empresa ou profissional pode dispensar o uso da um signo gráfico, de uma marca que o designe, identifique e diferencie dos seus concorrentes? Que fabricante pode vingar no mercado de consumo sem produtos que se destaquem graças a uma embalagem fortemente atrativa e memorável?”

20160724_163909_Richtone(HDR)Esse livro é o segundo volume de uma coleção  dedicada ao pessoal do design, comunicação e publicidade, criado pela editora. Ao todo são cinco livros, todos com temas na área da comunicação, que auxiliam os profissionais em diversas áreas. Eu posso a coleção toda, mas esse é o meu volume favorito. Já o li várias vezes, e o consulto em meu trabalho sempre que possível =)

Joan Costa é um dos profissionais mais renomados da área, e eu adoro os livros que ele escreve! A linguagem utilizada por ele é muito clara e objetiva, além dos livros fugirem daquela coisa “didática” e certinha; ele escreve para o estudante e o profissional, para que eles possam sanar suas dúvidas sem complicações.

20160724_163933_Richtone(HDR)O Livro é bem completo, ele mostra desde como o profissional deve visualizar os problemas, sempre levando em conta a cultura e o contexto onde tudo está inserido; até a melhor forma de projetar algo para ser utilizado durante muito tempo, sem que o projeto perca a originalidade e o seu contexto inicial.

Ele passa pelos principais tópicos (marca, cor, indentidade e sinalética) sempre fazendo com que um tópico seja o complemento do seguinte, sem cortes de linhas de pensamentos o que facilita a leitura! Você não precisa ficar voltando para os capítulos anteriores para “recapitular” o conteúdo, porque a leitura flui muito fácil entre os temas.

20160724_164046_Richtone(HDR)Além de ser muito bem ilustrado e exemplificado, o que facilita muito o entendimento do que se está lendo, facilitando a aplicação em nossos próprios projetos. Pois os exemplos mostrados são bem atuais, e juntamente com o autor, vamos acompanhando a exemplificação e tentando resolvê-la passo a passo com ele, sem complicações! O autor também faz links com outros livros e alguns artigos, que ele inclusive acrescenta no final como Bibliografia complementar (vale a pena pesquisar).

A série da Dinalivro é muito interessante! É um investimento que vale muito a pena fazer, pois são aqueles livros que você vai dar uma olhada sempre que precisar, pois eles ajudam, de verdade. São livros que desmembram as principais ramificações do design e da comunicação de uma forma simples e prática. E nos dias de hoje, praticidade é sempre bem-vinda, não acham? =)

Indico o livro para o pessoal do design, publicidade e comunicação

Vocês da área, já conheciam essa série? Já leram o livro? Tem algum para me indicar? =)

rodapé_um beijo

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *